Trilhas / Atrativos PEI

HTML Generator Sample Page

 

O Parque

 O Parque Estadual Intervales (PEI) situa-se na Serra de Paranapiacaba, região sudeste do estado de São Paulo, ocupando uma área de 41.704,27 ha, com um relevo montanhoso, variando de 70 a 1100 m de altitude. Abrange partes dos municípios de Ribeirão Grande, Guapiara, Sete Barras, Eldorado e Iporanga.

Criado através do Decreto Estadual nº 40.135/1995, o Parque Estadual Intervales tem a finalidade de assegurar integral proteção à flora, à fauna, às belezas naturais, bem como garantir sua utilização a objetivos educacionais, recreativos e científicos, caracterizando-se por ser uma Unidade de Conservação de proteção integral.

Desde então, vem se consolidando como foco de muitos projetos de pesquisa, atraindo pesquisadores e observadores de aves de várias localidades do Brasil, até mesmo de outros países, principalmente pelo bom estado de conservação de suas florestas. O PEI faz parte do maior remanescente de Mata Atlântica do Estado de São Paulo o “continuum ecológico de Paranapiacaba” juntamente com o Parque Estadual Carlos Botelho, Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, Parque Estadual Nascentes do Paranapanema e Estação Ecológica de Xitué.

A Sede do PEI esta localizada em região da fácil acesso, à cerca de 270 km da capital, no município de Ribeirão Grande-SP

O PEI está aberto a visitação todos os dias da semana das 08:00 ás 17:00 horas, oferecendo várias trilhas/atrativos para o visitante passar o dias em contato com a natureza. 

 

 

 


 

Trilhas e Atrativos do Núcleo Sede / Ribeirão Grande

 
Trilha do Continuum – Trecho Sede – PEI / Bulha d´água
Distância: 27  km a pé (percurso de ida) 
Dificuldade: Alta
 
Esta trilha atravessa áreas de Mata Primária e Secundaria bem conservadas, onde há importantes espécies arbóreas da Mata Atlântica, passa ndo próximo a Gruta do Moquém um ponto de parada para descanço e apreciação das formações rochosas mais adiante chega-se a uma clareira no alto de uma serra onde é possível ter uma ampla visão da Serra de Paranapiacaba e do Vale do Rio do Carmo ao Sul.
 
  
Trilha do Continuum (cachoeira da Bulha d'água)


Trilha da Cachoeira do Arcão
Distância: 5.000 m de carro e 2.500 a pé (percurso de ida)
Dificuldade: Alta
 
A Cachoeira do Arcão juntamente com a Gruta dos Paiva e a Gruta Luminosa formam um Circuito em que o visitante poderá conhecer uma beleza natural, situada em área do entorno do Parque. A cachoeira é impressionante, com uma queda de água de 12m de altura que termina em um poço pouco profundo.
 
                      
 


Trilha da Gruta do Fogo
Distância: 1.400 m de carro mais 800 m a pé (percurso de ida) 
Dificuldade: Baixa
 
A entrada desta gruta esta na base de um pórtico rochoso de aproximadamente 20 metros de altura, em meio a uma exuberante Mata Atlântica. Sua abertura possuí aproximadamente 2 m de altura por 7 m de largura. A trilha de acesso termina em  frente ao pórtico, em uma área de clareira, possibilitando uma área de descanso para o visitante.
 
 


Trilha da Cachoeira do Mirante 

Distância: 2.500 m (percurso de ida) 
Dificuldade: Baixa
A Cachoeira do Mirante está cercada de mata primária preservada e conta com a presença de samambaias, bromélias e samambaias-açu, que ladeiam o curso do rio. Possui uma queda de 15 m de altura e 3 m de largura, que deságua em um poço de 50 cm de profundidade num diâmetro de 6 m. O nome justifica-se pela localização da Cachoeira na base do Morro onde está o Mirante, de onde se aprecia uma bela vista.
 
 


Trilha do Mirante da Anta (autoguiada) 
Distância: 1.970 m (percurso de ida)
Dificuldade: Média
 
Do Mirante, contempla-se uma vista fascinante, peculiar das feições de mares de morro, composta pelos Vales do Paranapanema e Ribeira de Iguape. O visitante usufrui de um mirante natural como ponto estratégico para se avistar toda a região da Sede e apreciar um belo pôr-do-sol no final da tarde. Local altamente indicado para ser o primeiro ponto a ser visitado, pois proporciona ao turista uma visão geral do Parque.
 
 


Trilha da Caçadinha
Distância: 4.000 m a pé (percurso de ida)
Dificuldade: Alta
 
Esta caminhada, inicia a partir da Cachoeira do Mirante, e segue acompanhando o leito do rio o qual atravessa uma mata primária em bom estado de conservação. Durante o percurso da trilha é possível encontrar arvores centenárias como: Cedro, Araçá-piranga e Palmito Jussara.
 


Trilha da Gruta do Cipó
Distância: 849 m (percurso de ida)
Dificuldade: Baixa
 
Esta gruta está localizada muito próxima a borda da estrada. Sua trilha de acesso inicia próximo a pousada Onça-pintada. É um passeio recomendado para crianças devido a facilidade de acesso.
 
       
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Trilha da Gruta do tatu
Distância: 1.024  m (percurso de ida)
Dificuldade: Baixa
 
Esta gruta está localizada próximo a Gruta do Cipó, em uma área com de mata secundária bem preservada,  é um atrativo recomendado para crianças devido a facilidade de acesso.
 
 


Trilha da Gruta Colorida
Distância: 1.288 m a pé (percurso de ida)
Dificuldade: Baixa
 
Esta gruta esta localizada na base de uma grande pedra de aproximadamente 20 metros de altura, sua entrada tem cerca de 2 metros de altura e o acesso é feito por escada de madeira até o seu interior. O nome da gruta deriva dos tons rosados e amarronzados da sua formação calcária, que adquire esse aspecto pelo contato com a argila e o óxido de ferro.
 
                            
 


Trilha da Gruta dos Paiva
Distância:  5 km de carro mais 2 a pé (percurso de ida)
Dificuldade: Média
 
É o atrativo mais visitado no entorno do Parque Estadual Intervales. Possui 4 km de extensão, porém somente um trecho de 800m está aberto para visitação. Internamente o visitante encontrará um salão de mais de 30 m de altura. O nome Paiva advém da família de moradores tradicionais que eram proprietários do terreno onde está localizada a caverna.
 


Trilha da Cachoeira das Pedrinhas
Distância:  12.000 m de carro e 2.500 m a pé (percurso de ida)
Dificuldade: Alta
 
O ponto de partida está localizado a 12 Km da recepção do Parque, sendo que esse trecho feito geralmente de carro. A estrada passa dentro da Estação Ecológica de Xituê, e pelo Núcleo Barra Grande de Intervales até chegar ao ponto inicial da caminhada.  A trilha atravessa uma exuberante mata primária com grande quantidade de bromélias e orquídeas; pontos com cipós e raízes de lianas descendo das árvores, formando cortinas de longos fios, até a cachoeira, este também é o habitat ideal para importantes espécies como o Mono-carvoeiro (Brachyteles arachnoides).
 
Mono-carvoeiro em mata primária (Foto: José Moreira)
 


Trilha Da Gruta Fendão
Distância: 6.000 m a pé (percurso de ida)
Dificuldade: Média
 
A sua abertura é caracterizada por ser uma imensa fenda inclinada, na rocha, em meio a densa Mata Atlântica. Nela é possível observação de clara-bóias e galerias superiores que afloram em meio à mata. A caminhada dentro da caverna estende-se por 1 km de extensão, e ocorre dentro do rio que apresenta corredeiras no seu percurso.
 


Trilha da Gruta Jane Mansfield
Distância: 4.500 m a pé ou 5.000 m de carro e 1.000 m a pé (percurso de ida) 
Dificuldade: Alta
 
Esta gruta tem seu acesso caminhando-se pelo leito rochoso de um riacho escarpado, caracterizado pela grande quantidade de lápias e por estar ladeado por paredes rochosas. Possuí ema abertura de difícil acesso por ser muito pequena e por onde se origina o riacho. Os espeleólogos que catalogaram essa gruta deram o seu nome em homenagem a atriz americana de cinema.
 
 
 


Trilha do Palmito
Distância: 1.079 m 
Dificuldade: Baixa
 
É uma caminhada fácil e bastante agradável em meio a mata, como o próprio nome sugere apresenta uma grande quantidade de palmito Jussara, espécie nativa da Mata Atlântica e infelizmente presente na lista de espécies em extinção.
 
 


Trilha da Gruta Luminosa
Distância: 5.000 m de carro e 4.000 m a pé (percurso de ida)
Dificuldade: Alta
 
Está gruta está localizada no Vale do Lageado, entorno do Parque, e possui uma entrada de aproximadamente 7 m de altura. Na sua parte interna, há uma cachoeira de 5 metros de altura com uma queda d’água volumosa, que pode ser apreciada entre duas aberturas na rocha com bastante luminosidade.
 
     
 


Trilha Do Lago (autoguiada)
Distância: 2.090 m 
Dificuldade: Baixa
 
O Lago foi construído artificialmente em 1953 com a construção da barragem. Era utilizado para pesca e lazer. Atualmente, o visitante pode contemplar a beleza da Mata Atlântica que margeia todo o lago, e aproveitar para fazer uma trilha. Está bem conservada e passa pelo lago, por formação rochosa, pelo Castelo de Pedra e no final pela Capela de Santo Inácio.
 
 


Trilha da Gruta da Santa
Distância:  3,200 m a pé ou 5.000 de carro e 200 m a pé (percurso de ida)
Dificuldade: Baixa
 
Esta gruta faz parte do circuíto “divisor das águas” , na entrada da gruta encontra-se uma imagem de nossa senhora de Lourdes. A área externa possuí um altar em pedra, onde eram realizadas celebrações religiosas das comunidades regionais.
 


Trilha da Cachoeira da Água Comprida
Distância: 7.000 m de carro mais 90 m a pé (ida)
Dificuldade: Baixa
 
Esta cachoeira esta localizada no Km 7 da estrada do Carmo, a 90 m de distância da estrada de onde é possível ouvir o barulho da cachoeira. Possui uma bela queda de água de 7 metros de altura e um poço, pouco profundo, com águas cristalinas para mergulho
 
 


Trilhas e atrativos do Núcleo Saibadela - Sete Barras

 

Trilha da Cachoeira do Quilombo – (Núcleo Quilombo – município deSete Barras) necessita agendamento com antecedência                                                                                                                                            
Distância: 2.241 m (percurso de ida) 
Dificuldade: Baixa
Cachoeira com volumosa queda d’água.  A Cachoeira do Quilombo tem aproximadamente 5 metros de altura, formando um poço de 8 metros de diâmetro e 1,5 metros de profundidade, o que proporciona um excelente local para banho.
 
                    
Cachoeira do Quilombo (Foto: Mauricio Marinho)
 


Trilha da Cachoeira do Saibadela – (Núcleo Saibadela – município de Sete Barras) necessita agendamento com antecedência
Distância: 2.787 m (percurso de ida)
Dificuldade: Baixa
 
Esta trilha tem inicio nos fundos da Sede de Pesquisa e segue acompanhando o Rio Saibadela e atravessando outros afluentes de águas cristalinas que descem da serra, durante o percurso o visitante pode comtemplar uma  figueira centenária e diversas outras espécies ao longo da trilha.
 

 


View Mapa Turistico in a larger map

Nenhum comentário:

Postar um comentário