Gastronomia

HTML Generator Sample Page
Rojão de Ribeirão Grande
 
Comida típica do municipio de Ribeirão Grande, hoje é conhecida em toda a região pelo seu sabor e forma folclórica como é feito, inventado pelas principais familias do municipio, o rojão é feito de carne suína que tradicionalmente era conhecido como carne socada, e amarrada com taboa, com o passar do tempo foi se aperfeiçoando e nos dias de hoje é conhecido como rojão feito de carne moída. O maior segredo está nos ingredientes e no preparo do prato, a seleção da carne é um item não menos importante, geralmente usa-se pernil ou lombo. Escolhida a carne adiciona-se o tempero: alho, cebola, vinagre, sal, limão e cheiro verde, o passo seguinte é a escolha da madeira, que deve ser roliça e sem cheiro, onde a carne é acoplada e amarrada com barbante, em toda sua volta, deixando o espeto em forma de rojão, que da origem ao nome, depois de pronto é levado ao braseiro e assado em aproximadamente 40 minutos.
 
 Rojão de Ribeirão Grande
Rojão de Ribeirão Grande
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Bolinho de Frango Capotado

Bastante comum na região de Capão Bonito é o famoso "Bolinho de frango" ou "Capotado", sendo encontrado em quase todos os bares e lachonetes do municipio, segundo informações históricas dos antigos esse bolinho surgiu no atual distrito do Gramadinho municipio de Itapetininga e foi bastante difundido pelos viajantes que paravam para tomar um café. 
 
Bolinho de frango Capotado

MODO DE PREPARO
Cozinhe o frango em uma panela com 4 litros de água e com todos os temperos, enquanto cozinha pegue uma bacia grande e coloque a farinha e mexa colocando água fria aos poucos até ficar macia, colque os cheiros verdes picados e mexa, depois de cozido, desfie o frango, coloque o caldo fervendo sobre a farinha e mexa bem com colher de pau até ficar bem cremoso, pegue os ovos e bata, coloque o polvilho e jogue em cima da massa, mexa muito bem e está prontp a massa.  Modele-os na concha ou enrole com as mãos, para rechear o bolinho abra a massa e coloque o frango, para fritar é só colocar bastante óleo na panela grande e deixar esquentar, coloque os bolinhos e deixe fritar até se soltar da panela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário