Atrativos Histórico/Cultural Entorno

HTML Generator Sample Page

 

 
Além das trilhas e atrativos naturais que o Parque Estadual Intervales oferece, há também uma grande variedade de atrativos no entorno do parque, mais precisamente no municipio de Ribeirão Grande. Podendo ser visitado durante a sua visita ao parque. O municipio de Ribeirão Grande apresenta ainda diversas opções para a prática do turismo de aventura como canoagem, trekking, off road, a partir de seus inúmeros rios e trilhas.
 
 
Mapa Ribeirão Grande
 
Mapa Turistico de Ribeirão Grande
 

 

Casa Grande 

Casa Grande Este é um dos principais atrativos histórico da região, construida no final do seculo XVIII pelo primeiro morador, e que também era o proprietário das terras na redondeza, feita em taipa por escravos a Casa Grande recentemente passou por um processo de restauração e esta aberta a visitação diariamente diariamente, onde há um belo acervo de objetos ligados ao tropeirismo e a história local.

Localização - esta localizada aproximadamente 1000 metros da praça central de Ribeirão Grande, próximo a etrada de acesso ao Parque Estadual Intervales, sendo uma opção a mais para quem visita o parque.

 

 Casa Grande Ribeirão Grande 

 

Casa Grande Ribeirão Grande

 


 

Alamabique Artesanal

São estruturas antigas utilizadas artesanalmente para fabricação de  guardente e outros derivados da cana-de-açúcar, essa tradição vem se passando se geração para geração e é mantida por por algumas familias no municipio de Ribeirão Grande, particularmente no Bairro dos Anacletos, com seu estilo de destilação dos mais antigos, onde até hoje a cana é moída com tração animal, após a obtenção da garapa de cana a mesma é colocada em grandes tonéis de madeira para ser fermentada, onde permanece por aproximadamente uma semana, e logo após fermentação esta é colocada em grandes tachos de cobre que com a fervura entra em estado gasoso passando por uma corrente de água fria, onde se descondensa virando assim a puríssima "pinga cabocla", que se quiser acrescentar qualquer gosto basta apenas misturar no tacho na hora da fervura.

 

                   

 


 

Encanados

 

Os encanados são estruturas de pedras construídas nas margens ou próximo dos rios e ribeirões onde era feita a exploração do ouro, suas principais finalidades eram canalizar e desviar o leito dos rios, são considerados a maior evidência da antiga exploração de ouro deixada pelos antepassados,embora grande parte dessas estruturas estejam desconhecidas, escondidas em meio a floresta muitas das vezes dando a impressão de nunca ter sido explorada antes.

    Encanados Intervales Ribeirão Grande    

Encanados Intervales Ribeirão Grande

 

 

 

 

 

 

 

Encanados no Rio das Almas

O material mais utilizado na construção eram blocos de diabasio, bastante comum no curso desses rios, este material é conhecido popularmente também como “Pedra Capote”, a construção era feita sobrepondo uma pedra sobre outra de acordo com o seu formato até formar uma muralha. Outros tipos de pedras como Filito e Quartzo, também foi empregado na construção dessas estruturas, porém com menos freqüência, o tamanho das pedras utilizadas variavam de tamanho, desde pedras pequenas entre 1 a 10 kg até pedras de 200 kg.

 

Encanados Intervales Ribeirão Grande Encanados Ribeirão Grande

 

 

 

 

 

Encanados em afluente do Rio das Almas

 


 

ROTEIRO OFF-ROAD

Trilha da Viúva

A partir do Bairro Boituva, segue-se por uma velha estrada usada por madeireiros no século passado conhecida como Trilha da Viúva, considerada de média dificuldade. Esta reserva vários atoleiros onde se passa após várias tentativas. Ao final da trilha pode-se visitar uma bela caverna com formação em rocha calcária com aproximadamente 250 m de extensão. Já quase ao final do passeio pode-se conhecer um pouco das corredeiras do Rio das Almas e a Figueira Mãe com 9 metros de circunferência. 

 


Canoagem

Rio das Conchas
A canoagem no Rio das Conchas é indicada apenas para quem tem ótima forma física, pois as corredeiras são classe 4, com quedas d´água de até cinco metros. Mas é um rio que só tem potencial para canoagem em épocas de chuva. Também é utilizado para bóia-cross. 

Rio das Almas
Indicado para quem quer fazer um passeio de canoagem mais tranquilo, com corredeiras nível 2 e 3 e os saltos não passam de um metro e meio. Também é utilizado para bóia-cross. 

Rio Paranapanema
O rio passa por uma floresta preservada onde é possível encontrar animais silvestres como muriquis (monocarvoeiro), micos, lontras, antas e mesmo felinos. O nível de dificuldade do rio é 3 e 4.

 


 

Bairro Capela do Alto - Loja de artesanato 
Moradoras do Bairro da Capela do Alto, a cerca 15 minutos da Sede do PEI fabricam diversos souvenirs para os visitantes que querem levar um lembrança da região, entre as peças estão as réplicas das aves da Mata Atlântica. 

 

  Artesanato de Guapiara  

Oficina de artesanato

Artesanato de Guapiara

Almofada Tangara dançarino

Nenhum comentário:

Postar um comentário