Histórico da Região

Capão Bonito do Paranapanema

Teve inicio em 1850 após a transferência do povoado da Freguesia Velha, para a paragem Capão Bonito, (ponto de parada das tropeiros), permanecendo neste local até os dias de hoje. Esta transferência ocorreu em 22 de Agosto de 1850 em virtude da portaria de 2 de Maio do mesmo ano, expedida pelo Exmo. Chantre Lourenço Justiniano Ferreira. IHGB (1959).

Segundo o mesmo IHGB, a lei provincial nº 3 de 24 de Janeiro de 1843 já havia autorizado o governo a transferir a freguesia para um local mais conveniente a comodidade do povo.

 


Freguesia Velha

É o segundo povoado mais antigo da região que se tem noticia, surgiu com a mudança do antigo povoado do Arraial Velho para próximo das margens direita do Rio das Almas, local onde hoje se encontra a Fabrica de Cimento CCRG e NASSAU. Este local também era conhecido como Sumidouro, devido a uma gruta que havia no local.

Por vários anos a Freguesia Velha foi o a sede do antigo povoado de Paranapanema, perdendo este titulo somente depois da transferência da paróquia em 1850 para o atual local onde se encontra a cidade de Capão Bonito.

Alguns moradores permaneceram na antiga Freguesia Velha passando suas propriedades de geração para geração até o inicio da década de 70 quando o grupo NASSAU adquiriu toda a área do antigo povoado, ficando somente na história.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário